O mito do peso vs saúde

0
527

Por alguma razão os meios de comunicação gostam de passar a ideia de que os gordos são pouco saudáveis. é um facto que muitas doenças crónicas como a diabetes, problemas de coração ou de circulação estão associados ao excesso de peso e à obesidade, mas também é um facto que é uma generalização.

Nem todas as pessoas com peso mais (afinal quem é que define o que é isso) são doentes. Na verdade as pessoas com peso a mais tendem a ser mais resistentes. Os nossos antepassados sobreviviam os que tinham mais reservas. Há vários estudos que indicam claramente que um dos factores que prologam a vida dos idosos é o seu peso (velhotes muito magros resistem menos).

Outra situação curiosa aconteceu-me quando estava grávida. Todos os médicos chatearam-me porque eu aumentei muito de peso e a minha obstetra infernizou-me a gravidez toda. Só houve uma pessoa que ripostou a meu favor. O médico que me fazia a ecografia que me disse que há vários estudos que indicam que grávidas que engordam bem, tem filhos mais saudáveis e mais resistentes e que isso é tão importante como amamentar. Que têm de ser levadas em conta variáveis como a etnia, o tamanho da mãe e do pai, o peso que ela já tinha e a idade. E que cada caso é um caso. Que só se sabe que a mãe está alimentar-se bem se o bebé está num bom percentil e saudável… o que era o caso.

Por isso como vêm há um mundo inteiro de opiniões diversas e controversas. Não generalizem. Porque visto um 42/44, não me sinto gorda, muito menos doente. Raramente me constipo, não tenho infeções estranhas, nem apanho nenhuma das viroses que vejo os outros apanharem.

Obviamente se está à procura que defendamos a obesidade mórbida e a cultura do total sedentarismo, este não é o site para si. Aqui fala-se do que é real, normal e deveria por isso ser considerado especial.

i-love-my-body-saude-peso

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY